Para estudar o sol, Google vai transformar eclipse em inteligência artificial

Para estudar o sol, Google vai transformar eclipse em inteligência artificial

Projeto Eclipse Megamovie vai gerar e analisar imagens e dados do nosso astro-rei para pesquisas futuras

Na tarde desta segunda-feira (21), o mundo inteiro estará voltado a um dos eventos astronômicos mais aguardados do nosso século: o eclipse solar, único a cada 100 anos e que será visto em várias regiões do planeta.

Apesar das expectativas terem aumentado apenas nos últimos meses entre boa parte dos mortais, o Google espera por isso há ao menos seis anos: desde 2011, uma equipe de astrônomos e engenheiros estiveram pensando em estratégias de aproveitar o eclipse através da tecnologia da empresa. Daí surgiu o Eclipse Megamovie.

O objetivo do Google – em parceria com a Universidade de Berkeley – é criar uma plataforma de machine learning pra estudar o sol e seu impacto na nossa atmosfera. Para isso, a empresa conta com uma seleção de fotógrafos amadores e profissionais recrutados de acordo com a localização – são, em sua maioria, pessoas que moram ou estudam fotografia em regiões em que é possível ver o eclipse em sua quase totalidade. No momento do fenômeno, eles estarão preparados para registrar as imagens em tempo real.
A pesquisa usará um algoritmo – especialmente desenvolvido para o projeto – que vai reunir e alinhar as milhares de fotos geradas, criando assim uma visualização contínua do eclipse por diversos pontos de vista e permitindo análise dos dados pelos próximos anos. Os primeiros resultados devem ser divulgados a partir das 18h pelo horário de Brasília.

Para quem não está no projeto e gostaria de ajudar, o Google disponibilizou um aplicativo do Eclipse Megamovie, disponível para iOS e Android.

Fonte da Notícia b9

Fluo Agência de Marketing Digital Todas as Notícias em um só lugar!
http://www.fluocomunicacao.com.br/
http://agenciafluo.com.br/
http://www.marketingdigital.net.br/

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

%d blogueiros gostam disto: