Google e Snapchat criam concurso para que jovens aprendam código desde cedo

Concurso de códigos para Geofilter irá premiar cinco finalistas adolescentes com uma viagem para o TEDWoman


O crescimento do Stories do Instagram não tirou o Snapchat do coração dos adolescentes. Reconhecendo sua força dentro do universo teen, a empresa se juntou com a iniciativa do Google, Made with Code, em um concurso que incentiva jovens e crianças a criarem filtros que representem sua visão para o futuro.

Primeiro, os candidatos devem criar um geofilter para o Snapchat com uma ferramenta de códigos (próximo ao Blockly), depois, complementar o material com um discurso rápido sobre o futuro que eles imaginam e como pretendem o construir. Os escolhidos ganharão uma viagem para o TEDWoman, em New Orleans, onde criarão uma lente (Len – sistema de realidade aumentado do Snapchat) com apoio dos engenheiros das duas empresas. Julgados no local, o vencedor sairá de lá com uma passagem direta para conhecer os escritórios do Snap, Inc. e Google, em Los Angeles.

#MyFutureMe

#MyFutureMe

As inscrições estão abertas apenas para residentes do EUA, de 13 a 18 anos. Denominado “#MyFutureMe”, o concurso incentiva crianças e adolescentes a saírem do papel apenas de consumidor, tornando-se criadores dos serviços que eles mesmos utilizam.

“Com este concurso, Made With Code e o Snap ajudarão adolescentes de todo o país a ver que as coisa que eles ama, como o Snapchat, são feitas com código.” diz Elizabeth Reid, do Google.

O Google Blocklyque será utilizado nessa fase inicial, foi criado justamente para demonstrar como a programação pode ser simples. Com uma linguagem baseada em quebra cabeças, ele facilita a criação de aplicativos para programadores iniciantes, que podem construir o projeto através de pequenos blocos que se encaixam, sem decorar dezenas de linhas e códigos.

blockly

blockly

Na mesma linha, o Made With Code tem o objetivo de encorajar a participação feminina dentro das áreas de computação. O projeto foi criado por um grupo de mulheres, que organizam eventos e possibilidades que despertem o interesse de meninas pela programação, para um futuro mais equilibrado na área da tecnologia.

As inscrições para o #MyFutureMe devem ser enviadas até 8 de outubro, com divulgação dos finalistas no dia 16. Mesmo que a iniciativa seja apenas para crianças que residam nos EUA todos os projetos envolvidos demonstram o interesse de empresas por jovens que consigam direcionar sua criatividade para construir algo novo, que fale a linguagem não só do seu próprio universo, mas que entenda como o futuro pode ser uma versão de hoje, através da tecnologia.


Agência Fluo Marketing Digital

Tagged with: , ,

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

%d blogueiros gostam disto: